05 dicas para escolher sua faculdade

Como devo encontrar uma Faculdade para cursar o ensino superior? Ingressar em um curso superior, nos dias atuais, é um passo fundamental para entrar no mercado de trabalho. Mas, em meio a tantas opções torna-se difícil fazer uma avaliação de qual escolha deve fazer.

Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida. Mas, para te ajudarmos, temos 05 dicas de como escolher faculdade que se enquadra em alguns padrões de excelência.

No primeiro momento é necessário se atentar e tomar cuidado ao escolher a instituição, e verificar se a mesma é comprometida com o desenvolvimento acadêmico, bem como a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho.

Em seguida o estudante deve avaliar a matriz curricular do curso para avaliar se está de acordo com suas expectativas e, também, a estrutura física da instituição.

Além disso, temos 05 dicas valiosas para você se preparar e escolher uma instituição boa para você:

  1. Área de interesse: tenha em mente o curso que deseja fazer. Existem diversas faculdades, mas algumas ofertam cursos de apenas uma área específica do conhecimento. Isso é fundamental para saber a faculdade possui excelência em sua área de interesse e seja capaz de proporcionar uma educação de qualidade.
  2. Visite o Campus para conhecer o ambiente de estudos: esse é o momento de avaliar todos os espaços físicos ofertados para usar durante o curso. A biblioteca, salas de aula, auditório, espaços de vivência, recepção, laboratórios entre outros. Essas visitas, normalmente, são guiadas e você poderá sanar todas as suas dúvidas sobre o local. Uma excelente maneira de conhecer a instituição antes de passar por algum processo.
  3. Verifica a nota da Instituição junto ao MEC: O Ministério da Educação (MEC), anualmente, atribui nota de desempenho das instituições sendo elas privadas ou públicas. Essas notas são relacionadas aos cursos e a instituição num todo. Vale ressaltar que o mercado pode considerar essa avaliação como um norte para poder escolher seus candidatos na escolha de uma vaga, então é de suma importância ver como está à situação da instituição junto ao MEC.
  4. Informe-se sobre a inserção dos estudantes no mercado de trabalho: busque saber onde estão os ex-estudantes da instituição, se eles estão atuando na profissão, se estão sendo reconhecidos e recomendados no mercado de trabalho. Isso ajudará a entender a imagem da instituição. Além disso, é importante conversar com os ex-estudantes sobre as suas experiências na faculdade.
  5. Valor das mensalidades: Em alguns casos os estudantes buscam custo-benefício. E para conciliar uma boa faculdade com sua situação financeira às vezes pode ser uma coisa difícil, mas não é impossível. Se você esta com uma situação financeira um pouco apertada a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com a instituição e saber sobre os programas de bolsa. Consulte a faculdade e, também, suas parcerias em programas de bolsa como, por exemplo, o Quero Bolsa.

Está pronto para escolher a sua futura faculdade?? Entre em contato conosco. Nós vamos ajudar você a tomar essa decisão 🙂

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *