Histórias em Quadrinho na Educação

As histórias em quadrinho são as queridinhas de todas as crianças e até mesmo dos adultos, não é mesmo? Além de ser considerada uma maneira lúdica e divertida de contar histórias, elas também servem para auxiliar como ferramenta de educação e alfabetização.

Essas histórias têm como objetivo criar engajamento e motivação para os estudantes por meio dos personagens divertidos, desenhos com muitas cores, diálogos envolventes, histórias criativas e uma narrativa cativante para as crianças, mostrando um universo lúdico, além de ter uma leitura e escrita fácil.

O uso dos quadrinhos na educação brasileira surge com a revista: “O TICO-TICO”, 1905. A revista trazia histórias produzidas por artistas brasileiros indo de contos infantis, passatempos até a história do Brasil escritas com ludicidade. A partir de então os quadrinhos passam a ser usados pelos educadores, como maneira de envolver os estudantes com as atividades escolares.

E nós não podemos negar, tivemos o primeiro contato com quadrinhos na infância, né?! Quem nunca leu um dos gibis mais famosos, como as histórias da “Turma da Mônica”, de Mauricio de Souza? E, na escola, as charges de “Mafalda”? As narrativas abordadas nos quadrinhos são de fácil compressão e prazerosas. Isso estimula as pessoas a pensarem sobre a história, conteúdo, personagens, por meio dos desenhos e das falas desenvolvendo, desde cedo, sua capacidade de interpretação.

Além disso, é importante que as crianças, e até mesmo os jovens e adultos analfabetos, tenham contato com diversos formatos de leitura. Os quadrinhos apresentam de forma lúdica os conteúdos históricos, políticos, sociais e até mesmo ficção de maneira divertida e que aguce a imaginação dos leitores, diferente de outros formatos de leitura que aborda os temas com mais seriedade.

E para finalizar, vamos te mostrar alguns quadrinhos que agradam a todos os públicos, por exemplo:

  • As tirinhas de “Mafalda”, que abordam temas sobre humanidade e os assuntos atuais;

Fonte: Universo dos Leitores

  • Calvin & Haroldo, contando suas aventuras vividas na infância;

  • Turma da Mônica, com seus diversos exemplares contando as aventuras de Mônica, Cebolinha e os seus amigos.

Fonte: Turma da Mônica

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *