Investir na formação após graduação é uma boa opção?

Dar continuidade aos estudos é a melhor opção para quem almeja crescer profissionalmente e adquirir cada vez mais conhecimento. Mas, algumas dúvidas surgem entre aqueles que já se formaram para saber o que fazer depois de concluir sua graduação: fazer uma segunda graduação? Uma pós? Um Master in Business Administration – MBA? Mestrado? Doutorado? Cursos de extensão? Com o mercado cada vez mais exigente e competitivo, a graduação passou a ser considerada apenas um pré-requisito nas organizações e o ponta pé inicial para sua vida profissional.

Quando pensamos em crescimento profissional, não existe segredo: para alavancar sua carreira, é preciso investir. Para isso há grande necessidade em persistir no caminho dos estudos, independente do que fará após sua graduação. Só assim você garante as condições necessárias para se tornar profissionalmente competitivo e extremamente qualificado perante o mercado de trabalho.

Segundo pesquisa da Catho, site de classificados de empregos, o mercado de trabalho esta cada vez mais competitivo e os requisitos de qualificação para preencher vagas em grandes empresas ficam cada vez mais exigentes. Mesmo que o mercado esteja em um momento de retração, há bastante vaga em mercados aquecidos, porém as vagas não são preenchidas por faltar profissionais capacitados. Por esses e outros motivos podemos ver a necessidade dos profissionais buscarem novas qualificações e conhecimentos, tendo em vista a valorização no mercado de trabalho.

Dados da Pesquisa Salarial da Catho Educação mostram que profissionais da educação com cargo de coordenação, professores e pedagogos, com cursos de pós-graduação, capacitação e mestrado, podem ter salários maiores em comparação aos que possuem apenas a graduação.

Essa demanda do mercado por profissionais mais bem qualificados ajudou a incrementar o portfólio de cursos oferecidos no Brasil. Segundo informações divulgadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), “no Brasil, o Sistema Nacional da Pós-Graduação cresce de forma sustentável e contínua, atingindo o crescimento de 25% no número de programas nos últimos quatro anos – em dados absolutos o sistema avançou de 3.337 para 4.175 programas entre os anos de 2013 e 2016”. 

Entretanto, percebemos que a qualificação profissional é um grande diferencial em qualquer fase da carreira, pois através do aprendizado de novos conceitos, trocas, networking e práticas que as pessoas podem explorar suas ideias e conseguir alcançar ótimos resultados profissionais.

Antes de decidir qual será o seu próximo passo na escolha de um curso, fiquem atento as dicas abaixo:

  1. Trace seus objetivos profissionais e avalie se o curso desejado te ajudará a alcançá-los;
  2. Busque um curso que contemple que abordem situações reais na teoria e prática;
  3. Converse com pessoas que já fizeram o curso para saber se acharam que o conteúdo agregou conhecimento e se a instituição de ensino oferece boa estrutura e qualidade de ensino;
  4.  Comprometa-se! Não faça o curso apenas por progressões, e sim por agregar conhecimento e conseguir usá-lo em sua vida profissional e acadêmica;
  5. Dedique-se ao máximo durante as aulas e troque informações com professores e colegas;

Estudar sempre vale a pena. Ter boa formação e conhecimento são formas inteligentes de progredir na carreira, alcançar novos postos e tornar-se um profissional cada vez mais requisitado no mercado de trabalho.

E você? Decidiu qual será seu próximo passo?

 

Fonte: Yanka Caldeira
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *