A importância do estágio para o curso de pedagogia

Muitas são as dúvidas dos alunos ao iniciarem a vida acadêmica no curso de Pedagogia. Alguns desses nunca tiveram contato com a sala de aula, o que causa ansiedades, dúvidas e inseguranças quanto ao que fazer em certas ocasiões que possam surgir quando terminarem o curso e serem docente em um contexto escolar. Esses sentimentos de ansiedade, dúvidas e insegurança são normais e por isso é fundamental que esses alunos desenvolvam tais sentimentos durante o estágio supervisionado.

  • O QUE É ESTÁGIO?

No decorrer do curso acadêmico apropriamo-nos de inúmeros conhecimentos e de diversas tendências filosóficas e teorias de aprendizagens. Isso dá um nó na cabeça: Ora, Vygotsky defende a conversação… Já Wallon defende a afetividade para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Daí a pergunta: -Qual delas seria correta aplicar diante a tantas teorias educacionais que aprendemos durante a nossa vida acadêmica?

A resposta mais adequada é a oportunidade de um estágio supervisionado!

O estágio tem o propósito de inserir os alunos do curso de Pedagogia no cotidiano escolar, proporcionando-lhes oportunidade de vivenciar a prática pedagógica.

É através do estágio que acontece o primeiro contato do futuro educador com a realidade escolar, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

  • POR QUE ESTAGIAR?

Quando se fala em fazer um estágio supervisionado, acredito que muitas pessoas não o fazem somente pelo dinheiro que irão receber mensalmente (no caso do estágio remunerado), mas sim pela curiosidade em saber na prática, tudo (ou quase tudo) o que já foi ensinado em sala de aula (a teoria). Além de sanar aqueles sentimentos (ansiedade, dúvidas, inseguranças) que nos paralisam.

Estagiar nos oportuniza a observar de forma mais clara o que podemos fazer quando regentes de sala, a participar efetivamente do contexto escolar, a vivenciar a realidade das comunidades. Estagiar nos permite unir a teoria e a prática e entender as diversas modalidades de ensino, analisando suas diferenças, o que propicia na escolha a seguir das vertentes que a Pedagogia oferece. Estagiar abre nossos olhos para observar que podemos intervir no futuro hoje.

FONTE: Daniele Meireles Adami Lopes
Compartilhe

Um pensamento em “A importância do estágio para o curso de pedagogia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *